sábado, 26 de setembro de 2009

Relato de Projeto de Música ganhador do Prêmio Victor Civita

Olá a todos...

venho trazendo um Relato de Projeto de Música ganhador do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10.

Daniela da Costa Neves foi a professora que desenvolveu as atividades durante três meses com turmas de 2ª série, em um projeto estruturado e planejado... o texto a seguir é do jornalista Ricardo Falzetta.

Aqui vai um resumão do caminho seguido:

O projeto em sete etapas
1. Tintim por tintim
A primeira atividade foi procurar no livro Orquestra Tintim por Tintim - e na audição do CD que o acompanha - as informações básicas sobre os instrumentos de uma orquestra e seus timbres.

2. As notas da canção
Com ajuda da música Minha Canção, de Chico Buarque, a turma conheceu as sete notas musicais. A seguir, Daniela tocou a música no teclado e os alunos, com os braços, respondiam se a nota era grave ou aguda.

3. Nos movimentos do corpo
No pátio, ouvindo a música de Edvard Grieg, as crianças se movimentavam conforme o andamento e a intensidade da melodia. O exercício de percepção fez com que a turma ficasse ligada no ritmo e na dinâmica da obra.

4. O som das cordas
Com a sonata O Burrico de Pau, de Carlos Gomes, a turma conheceu um pouco da produção erudita brasileira. Na brincadeira, um aluno com os olhos vendados devia encontrar o local certo para afixar o rabo do burro enquanto  as outras crianças ajudavam batendo palmas com mais ou menos força.

5. Seqüencia minimal
No próprio corpo, ou usando instrumentos de sucata, um aluno começa uma seqüência rítmica e a mantém. O colega ao lado produz outra, que combine com a anterior. Assim por diante, o grupo, em roda, chega a uma composição, depois registrada com notações inventadas pelos alunos.

6. Uma suíte para o circo
Na audição de Os Comediantes, de Kabalevsky, o grupo identificou nos movimentos a descrição dos personagens e o som do galope e da marcha dos animais do circo. Antes, entenderam que uma suíte reúne peças independentes, em geral para serem coreografadas. Com as clavas, reproduziram a figura rítmica que faz lembrar o galope, sempre procurando manter o pulso.

7. Fechamento "de ouro"
Os alunos cruzaram a cidade até chegar à Sala São Paulo. Lá, ouviram a Orquestra Sinfônica de Santo André executar seis peças. Nos intervalos, a maestrina deu detalhes sobre os instrumentos e as obras.



No texto integral do artigo é possível ter mais detalhes das atividades feitas com as crianças:

acesso ao Artigo no Site da Nova Escola aqui


Boa leitura...... e que possam nascer novas idéias a partir destas...

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

100 exercícios de Audição e Produção Sonora por M. Schafer

Este texto é uma resenha em português do Livro
"Hacia una educación sonora: 100 Ejercicios de Audición y Producción Sonora"
(Para uma educação Sonora: 100 exercícios de audição e produção sonora) de Murray Schafer.

Visualização e Download da Resenha aqui

R. Murray Schafer é compositor, músico, educador e artista plástico. Ganhou diversos prêmios internacionais por suas produções e propostas em música e ensino desta. É um dos nomes mais importantes da atualidade quando se pensa em Educação Musical.

Schafer tem diversos textos sobre educação musical e música, e dentre todos, este se destaca pela simplicidade, pois traz brevemente os ideais que defende, além dos cem (100) exercícios que trabalham diretamente com estas propostas de educação musical.

Interessado?
faça o Download do livro completo aqui (edição Mexicana pela Ed. CONACULTA em Espanhol)

Abraços !!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Atividade... "Representação gráfica do som" utilizando o filme Fantasia

Segue um relato de atividade que realizei com turmas de alunos entre 4 e 6 anos, porém ela pode ser feita com outras idades sem problemas.

Nesta atividade, o objetivo era que as crianças entrassem em contato com representações gráficas do som através de trecho do filme "Fantasia" de Walt Disney (o primeiro, de 1940) estabelecendo conexão com o som que a gerou e a partir daí criar a sua própria representação para aquele som.

Há no artigo além de toda a parte textual expondo e explicando, todas as imagens retiradas do filme "Fantasia" utilizadas na atividade.

Visualização e Download diretamente no Scribd aqui

Foi um trabalho muito gratificante com os meus alunos ! Espero que experimentem com suas turmas!

estou à disposição para perguntas, sugestões, críticas... utilizem o campo "comentários" logo abaixo....

Artigos, textos, resenhas, etc.....

Olá a todos...

todos os textos que tenho disponibilizados aqui estão disponíveis através do sistema "Scribd", que é um site nasceu para facilitar o compartilhamento e divulgação de textos de várias naturezas.... há muuuuito material em Inglês, mas em português também tem muita coisa boa....

Para acessar todos os meus textos diretamente através do site, é só clicar no Link abaixo:
Documents

Abraços e ótimas aulas

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O poder da Escala Pentatônica

Postando um vídeo que demonstra como a escala pentatônica é fácil de usar para o ensino de música.....
Ligue o som !!

Neste vídeo, a escala pentatônica é a base para a melodia que ele indica pulando e que todos cantam mesmo sem ensaio.

A estrutura da escala pentatônica (de 5 sons) é interessante pois facilita improvisações em grupo, seja com a voz ou em instrumentos de placas (como o Xilofone ou Metalofone), produzindo melodias simples ou mais elaboradas.




Em breve postarei vídeo mostrando esta possibilidade tocando na prática....
E é claro falando mais sobre a escala Pentatônica.

Abraço....

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Quadros sinóticos do RCNEI

Aí vão dois Quadros Sinóticos do RCNEI....
(documento federal semelhante aos PCNs, porém direcionados ao
Ensino Infantil)
mais especificamente das partes que tratam do Movimento (p.15 a 42) e da Música (p. 43 a 81), ambas presentes no 3° volume dos "Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil" e que mesmo sendo bem abrangentes quanto ao conteúdo (o documento não tem o propósito de ser específico), são muito interessantes para pensar os trabalhos com Música (e consequentemente com Movimento) nesta faixa etária.
Aconselho a leitura do texto completo (pois não é muito longo) e depois leitura dos quadros sinóticos que elaborei sintetizando estas partes.
Links:
 

Ótimo estudo a todos......

Atividade... "Boneco de Ar"

Atividade para vivenciar parâmetros do som!!

O artigo que será publicado no "Caderno Tocando e Cantando nº 2" pela Prefeitura de Mogi das Cruzes/SP (como parte do "Projeto Tocando e Cantando... fazendo música com crianças", do qual participo), é um rápido relato de atividade que experimentei com turmas de crianças entre 3 e 6 anos, e apresenta como é possível explorar de forma lúdica e simples dois parâmetros do som: Altura e Intensidade.

Visualização e Download do artigo aqui


Experimentem com suas turmas e postem comentários !!
Abraço

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Quero educação musical na escola

Olá a todos...

este é o site do grupo que batalhou pela aprovação da lei nº11.769 de 19/08/2008,
que torna a música componente obrigatório (mas não exclusivo) no ensino de artes do Ensino Básico (Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio)

http://www.queroeducacaomusicalnaescola.com/

O site foi construído para dar suporte à campanha para aprovação da lei, após este marco foi direcionado para discutir a implementação da lei no país.
Um destaque é a parte "Artigos e legislação", que contém textos bem interessantes que tratam desde a política educacional até propostas metodológicas de Educação musical.

Boa leitura !!

Inauguração !!

Olá a todos !!

É com grande prazer que inauguro o Blog Música e Educação !!

Com a intenção de manter espaço para compartilhar idéias, ferramentas, links, trabalhos, artigos...... enfim... tudo o que possa ajudar para uma presença significativa da música no ambiente escolar e da Educação Musical de qualidade em escolas de todas as faixas etárias.